Uso durante a gestação

Olá gatinhos e Gatinhas!!!

Com a notícia da gestação, meus médicos me indicaram algumas coisas para eu fazer uso durante esse período, que me ajudaram bastante para meu bem estar e para o desenvolvimento do Maurício.

Como toda gestante, comecei a fazer uso de Sulfato Ferroso e Ácido Fólico que auxilia no desenvolvimento do feto nos primeiros meses. Além de reposição de Cálcio com Vitamina D, o que tive que abandonar o uso pelo fato de me causar cristais no rim e fazer com que tivesse dores fortes. O Cálcio é indicado para pessoas que necessitam tomar a Heparina Sódica, que um dos efeitos que pode causar é a osteoporose.

Descobri minha gestação numa fase bem complicada, onde havia risco, e ainda há, de algumas doenças de causas externas, como o Zika vírus, a Dengue e a febre Chicungunha. Para me garantir e me proteger, minha GO me indicou tomar Complexo B, onde, com o uso a longo prazo, forma um repelente natural expelido pela pele e protege de picadas de mosquitos. Comecei a tomar e logo depois meu marido começou a tomar também. Em todo esse período não levamos picadas, pois o mosquito não consegue pousar na pele, apenas fica rodeando, mas ficamos imunes à eles. Não fiz uso de repelentes, pois percebi que o cheiro do repelente anulava a ação do complexo B em minha pele e fazia os mosquitos chegarem mais perto e as vezes dar leves picadas. Também abandonei o uso de cremes e óleos que alteravam o cheiro natural da pele. 

Após as 12 primeiras semanas, o Sulfato Ferroso e o Ácido Fólico foram trocados pelos polivitamínicos para gestantes, que possuem todas vitaminas que necessitamos. Nele, dentre tantas vitaminas, tem Ácido fólico, Ferro, Cálcio, vitaminas A, C, D, E, complexo B, manganês, magnésio, cobre, zinco, cromo dentre outras. Este é indicado para gestantes e lactantes, pois auxilia na formação de leite. 

Por causa da trombofilia, precisei fazer uso da Heparina de baixo peso molecular, ou seja, a Enoxaparina sódica de 40 mg e como complemento, tomei também um comprimido de AAS infantil todos os dias para ajudar na afinação do sangue. A heparina tive a indicação de tomar até 42 dias após o parto, para evitar qualquer perigo de coagulo, já o AAS, tive a indicação de parar o uso uma semana antes do parto, para não causar hemorragia.

Além da trombofilia, tenho também problema na minha tireoide, onde preciso fazer uso de Levotiroxina de 50 mg. Durante esse período, fazia exames de sangue regularmente para saber o nível do meu TSH e T4, para verificar a dosagem do remédio. o que, no meu caso, não deu alteração. Essa indicação era acompanhada pelo meu Endocrinologista.

Desde as primeiras semanas até a última sofri bastante com enjoos e refluxo. A princípio tomei o Dramim, até perceber que não melhorava nos sintomas e ainda causava um sono terrível. Fui indicada a tomar o Vonau Flash, que é seguro para gestante e melhor de tudo, não dá sono. Mas nem todos os médicos receitam esse medicamento. Mas como evitava de qualquer forma tomar remédios que não me eram obrigatórios, descobri que se eu tomasse meio limão espremido com água bem gelada também aliviava o estomago.

Por indicação da GO e da Hematologista, fiz uso da meia de média compressão para gestante (Kendall). Segundo elas, o ideal seria todas as gestantes fazerem uso da meia, pois alivia a pressão das pernas e ajuda na circulação, o que minimiza a retenção de líquidos e o inchaço nas pernas.

Esses medicamentos eu fazia, e faço, uso diariamente, mas alguns outros fazia uso esporádico com a autorização da GO sempre. Hidróxido de alumínio para má digestão, Inalação e soro fisiológico para congestão nasal e sinusite e Simeticona para gases.

Reforçando que tudo que tomei foi com ciência e consentimento dos meus médicos. Caso pretendam fazer uso de alguma coisa que está descrito aqui e não prescrito para cada um, pergunte ao seu médico se pode usar e se ele pode lhe passar em receita. Praticamente todos os medicamentos estão à disposição em postos de saúde, e para pegar basta levar a receita original, documento com foto e a carteirinha do SUS.

Espero que tenham gostado e até o próximo...

Beijinhos!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enoxaparina Sódica 40mg

Resenha de Fralda - Pampers Confort Sec

Heparina vs Varfarina