A notícia da Gestação

Olá Gatinhos e Gatinhas!!!

Quando se descobre a trombofilia e se tem o sonho de ser mãe, a maior preocupação é quanto ao tratamento durante a gestação. 

Como já contei em outro post, perdi um bebê em 2013 e posteriormente tive embolia pulmonar, onde descobri a trombofilia de fator II e tive o prognostico de que na próxima gestação teria que fazer uso da Heparina de baixo peso molecular (a Enoxaparina Sódica).

O que não contei foi que essa minha perda foi com 11 semanas de gestação, onde entrei em trabalho de parto, no dia em que completava 30 anos. Então, sabe a crise dos 30 em que todo mundo comenta e alguns sofrem pela idade? Eu não pude saber o que é, pois ao invés de chorar por um número, estava devastada pela perda de um filho.

Mas dei a volta por cima e fiz muitas mudanças em dois anos... divorciei, voltei a trabalhar naquilo que amo, voltei a estudar e terminei minha especialização, aproveitei a "solteirisse" que não tinha desde meus 20 anos, morei sozinha, conheci pessoas.. ou seja, vivi. Até que conheci uma pessoa que me fez mudar de opinião sobre estar solteira, sobre não acreditar mais no amor, e querer permanecer com ela até ficar idosa... 4 meses depois já estava vivendo junto com essa pessoa, que hoje posso chamar realmente de MARIDO.

Não pretendíamos ter filhos agora, até porque não estávamos juntos a muito tempo e sabendo de minha condição não teria como arcar os custos da medicação. Mas é o que eu sempre digo... para Deus, nada é impossível... exatamente dois anos após minha perda, recebi a melhor notícia e presente de aniversário de 32 anos... estava grávida de 3 semanas!!!

Foi um mix de sentimentos quando soubemos... choque, medo, felicidade, dúvida, mais um pouco de medo... daí em diante começou minha luta com a medicação. Na primeira consulta com minha Ginecologista/Obstetra de alto risco peguei todos os documentos e laudos para requisitar a medicação pela prefeitura ou estado, e enquanto não conseguia, comprava a Enoxaparina na farmácia, arcando com cerca de 1.200 reais ao mês. Cada vez que fazia a requisição do medicamento ao SUS, descobria que tinha um documento novo, um exame novo, uma simpatia nova, exigido naquele mês para que fosse entregue juntamente com os laudos que tinham data de validade.

Até que apareceu um anjo na minha vida... uma conhecida tinha um cliente que trabalhava como distribuidor de uma empresa farmacêutica, e conseguia pegar diretamente com ele a enoxaparina por um valor 3x menor do que pagava na farmácia, ou seja, ao invés de gastar 1.200 reais ao mês, estava arcando com apenas 310 reais ao mês. E enquanto isso, continuava com minha luta no SUS para conseguir a medicação totalmente de graça.

A última tentativa que tive no SUS foi quando completei 29 semanas de gestação. Recebi um novo informativo do SUS de como proceder para requisitar a medicação Enoxaparina Sódica... pelo novo processo, demoraria dois meses e meio, pois teria que repetir todos os exames, incluindo os que o convênio não cobre, passar por um profissional deles e dar entrada no processo junto à Secretaria de Farmacologia do Estado. Nesse ponto, resolvi continuar arcando com os custos, pois até concluir o processo, o bebê já teria nascido.

Não me arrependo de nenhum sacrifício que fiz durante a gestação e hoje com 37 semanas, aguardo ansiosa o dia do parto cesária. 

Desculpem pelo texto gigantesco de novela mexicana, mas precisava contar para as futuras mamães e papais que nada é impossível, e que tiramos forças e recursos de onde não achamos mais possível consegui-los. E continuem acreditando, pois novamente, para Deus nada é impossível.

Espero que tenham gostado e até o próximo...

Beijinhos!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enoxaparina Sódica 40mg

Resenha de Fralda - Pampers Confort Sec

Heparina vs Varfarina