Heparina vs Varfarina

Olá Gatinhos e Gatinhas!!!

Muitas pessoas tem dúvidas sobre as diferenças entre esses dois tipos de medicamentos utilizados para o tratamento da trombofilia. Pesquisei em sites médicos e consegui um resumo da diferença entre eles.

Varfarina é um anticoagulante muito utilizado em forma de comprimido. Foi inicialmente comercializada como pesticida contra ratos e camundongos e é ainda popular para este fim. Descobriu-se alguns anos após a sua introdução que a varfarina era também eficaz para prevenir a trombose e embolia pulmonar. Em 1950 foi aprovada para uso como medicamento e manteve-se popular desde então. A varfarina é um derivado sintético da cumarina, substância encontrada naturalmente em muitas plantas, que diminui a coagulação do sangue, interferindo com o metabolismo da vitamina K. É prescrita principalmente para pessoas com maior tendência para trombose ou como profilaxia secundária (prevenção de novos episódios) em indivíduos que já formaram um coágulo sanguíneo (trombo).
Um efeito colateral relativamente raro devido ao uso de varfarina é a necrose da pele, que costuma se manifestar no prazo de uma semana após iniciar o tratamento. Outro efeito colateral, porém comum é a hemorragia.

heparina é um anticoagulante natural extraído originalmente do fígado, produzida por basófilos e mastócitos, descoberta em 1916. É um anticoagulante que atua na trombina, impedindo a transformação do fibrinogênio em fibrina. Torna o sangue mais fluido e aumenta as concentrações de lipídios no sangue. É muito utilizada em casos de síndrome coronariana aguda, trombose venosa profunda, embolia pulmonar, entre outros casos. A heparina é mal absorvida pelo intestino, por isso é administrada por via intravenosa ou subcutânea (sob a pele). Injeções intramusculares (no músculo) são evitadas por causa da formação de hematomas. Devido ao seu efeito anticoagulante, a heparina cria um risco significativo de sangramento excessivo. Outros efeitos adversos da heparina incluem trombocitopenia, queda do cabelo transitória, osteoporose e reações alérgicas. Em tubos de ensaio, a heparina é usada para realização de gasometria, exames de hematologia, dosagens bioquímicas, radioimunoensaio e imonologia. 

A Enoxaparina Sódica é um fármaco do grupo dos anticoagulantes utilizado principalmente no tratamento de isquemias, infarto do miocárdio e em casos de alterações e mutações genéticas como trombofilias, especialmente nas gestantes e lactantes.  
O medicamento é uma heparina, porém alterada para possuir um baixo peso molecular. 
No Brasil existem algumas marcas disponíveis e as mais conhecidas são: - Clexane, Endocris, Enoxalow, Versa e Cutenox. Todas essas possuem o mesmo princípio ativo, com apenas diferenças de apresentação e preços.

Espero que tenham gostado e deixem seus comentários e sugestões de temas.

Até a próxima...

Beijinhos!!!

Comentários

  1. Muito bom! A Varfarina também é indicado para prevenção na gravidez igual o clexane?
    Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Enoxaparina Sódica 40mg

Resenha de Fralda - Pampers Confort Sec